6 de jun. de 2011

Mente Expandida - A Abordagem Integral

Nos últimos trinta anos, testemunhamos uma novidade histórica; temos à nossa disposição todas as culturas do mundo. No passado, por exemplo, se alguém nascesse chinês, provavelmente passaria avida toda em sua cultura, quase sempre em uma só província, às vezes na mesma casa, vivendo, amando e morrendo no mesmo pedacinho de chão. mas hoje, além de termos mobilidade geográfica, podemos estudar, e estudamos, praticamente, todas as culturas no planeta. na aldeia global, todas as culturas estão expostas ás outras.
o conhecimento agora é global. isso significa que também pela primeira vez, a soam total dos conhecimentos humanos está ao nosso dispor - os conhecimentos, a expereiência, a sabedoria e a reflexão de todas as grandes civilizações humanas - pré modernas, modernas e pós modernas - estão abertos para quem quiser estudá-los.
E se literalmente, pegassemos tudo que todas as diversas culturas t~em para nos contar sobre o potencial humano - sobre o crescimento espiritual, pasicológico e social - e colocássemos isso tudo na mesa? E se tentassemos encontrar as chaves essenciais para crescimento humano, baseados na soma total de conhecimentos humanos aos quais agora temos acesso? e se tentássemos, baseados em profundos estudos transculturais usar todas as grandes culturas do mundo para criar um mapa composto, abrangente, inclusivo ou integrado com os melhores elementos de cada uma delas?
parece complicado, complexo, intimidador? De certa forma sim. mas por outro lado, acaba-se descobrindo que os resultados são curiosamente simples e elegantes. nas últimas décadas, na verdade buscou-se amplamente um mapa abrangente de potenciais humanos, que usasse todos so modelos e sistemas conhecidos de crescimento humano - dos antigos xamãs e sábios às modernas descobertas revolucionárias de ci~encia cognitiva - e distribuísse seus princípais componentes em cinco categorias simples - os elementos ou chaes essenciais para revelar e facilitar a evolução humana.

UM MAPA INTEGRADO OU ABRANGENTE


Quais são os cinco elementos? são denominados quadrantes, níveis, linhas, estados e tipos. Todos eles estão disponíveis em sua própria percepção. Não são meros conceitos teóricos, são aspectos de sua experi~encia, contornos de sua consciência, como você mesmo poderá verificar.
Qual o objetivo de se usar um mapa integrado. Primeiro ajudará no seu campo de trabalho e na vida pessoal. Um mapa integrado ajuda a garantir que você esteja "em contato com todas as bases". Uma abordagem integral garante que estaremos usando um amplo escopo de recursos para qualquer situação, com a máxima probabilidade de sucesso.
Segundo, aprendendo a localizar os cinco elementos em nossa percepção - e porque estão presentes em qualquer evento - então poderemos apreciá-los, exercitá-los, usá-los com maior facilidade..e assim acelerar bsstante nosso crescimento e desenvolvimento para atingirmos modos mais elevados, amplos e profundos do ser. A simples familiaridade com os cinco elementos no modelo integrado ajudaa nos orientarmos mais facimente e de uma maneira mais completa na excitante descoberta que é o despertar.
Resumindo, a Abordagem Integral nos ajuda a vermos nós mesmos e o mundo que nos cerca de modo mais eficaz e abrangente. Porém é importante entender uma coisa desde o princípio. O mapa integrado é apenas um mapa, não um território. Não devemos confundi-lo com um território e muito menos trabalharmos com um mapa impreciso e imperfeito. O mapa Integrado é apenas um mapa, mas é o que temos de mais completo até o momento.

O que é Um IOS?


IOS ( do inglês Integral Operating System) significa Sistema Operacional integrado. Em uma rede de informações, um sistema operacional é a infra-estrutura que permite o funcionamento de vários programas de softwarw. usamos o Sistema Operacional Integrado ou IOS como outro nome para o mapa integrado. A questão é que, você estiver uando qualquer software em sua vida - por exemplo - voc~e deseja o melhor sistema operacional possível, e o IOS atende a esses objetivos, tanto nos relacionamentos, como no trabalho, saúde ou como lidar com as finanaças. Ao fazer contato com todas as bases, ele permite o uso de programas mais eficazes. Trata-se apenas de outro modo defalr sobre a natureza abrangente e inclusiva de um modelo integrado.
Além disso, entenderemos o que é, talvez, o uso mais importante do mapa ou sistema operacional integrado. Porque um IOS pode ser usado para integrar qualquer atividade - da arte à dança, negócios, psicologia, política, ecologia, espiritualidade, ele permite que cada um desses domínios comunique-se com os outros. Ao usar o ISO, o mundo dos negócios tem uma terminologia necessária para se comunicar com a ecologia, a arte, o direito, a poesia, a educação, a medicina e a espiritualidade. na história da humanidade, isso nunca aconteceu antes.
Ao usar a abordagem integral - um mapa ou sistemas operacional integrados - conseguimos facilitar e acelerar dramaticamente os conhecimentos inter e multidisciplinares, criando assim a primeira comunidade de aprendizagem realmente integral no mundo. E no que diz à respeito a religião ea espiritualidade, o uso daabordagem integral permitiu a criação do Integral Spiritual Center, onde algum dos principais profesores espirituais do mundo, de todas as grandes religiões, reunem-se não só para ouvirem uns sos outros, mas para "ensinarem ao professores", resdultando em eventos didáticos mais extraordinários já iamginados.

ESTADOS DE CONSCIÊNCIA


Todos os aspectos dos cinco elementos do modelo integrado encontram-se disponíveis,neste omento em sua própria percepção. O que segue é, portanto, de certa forma, um passeio, com guia, por sua própria experiência. Alguns desses elementos se referem a realidades subjetivas nos indivíduos alguns a realidade objetiva no mundo externo e outros a realidades coletivas ou comunitárias compartilhadas com ouros indivíduos. Começaremos no que se refere a realidades subjetivas.
Os principais estados de consciência por exemplo, vígilia, sonho, e sono profundo são bastantes familiares a todos. nesse momento estamos despertos; talvez se, estiver cansado em devaneio. há diversos estados de consciência, entre os quias estados meditativos ( induzidos por ioga, preces comtemplativas, meditação etc..) estados alterados ( induzidos por drogas) e uma vaiedade de experiências "de pico", muito delas desencadeadas por atividades intensas como fazer amor, caminhar ao ar livre ou ouvir boa música.
As grande culturas tradicionais (como o misticismo cristão, o hinduísmo vedanta, p budidmo Vajrayana e acabala judaica) afirmam que os três estados naturais da consciência - de vigília, de sonho e sono profundo - na verdade contém um volume valioso de sabedoria e de despertar espirituais...se soubermos usá-los corretamente. Costumamos considerar o estado de sonho como menos real; porém, e se pudéssemos fazer a mesma coisa no sono profundo? Poderíamos aprender algo extraordinário? Como saber o certo o que experimentar? De certa forma especial, os três grandes estados naturais - de vigília, de sonho e de sono profundo = podem conter todo um aspecto de Iluminação espeiritual.
Mas num nível mais simples e mundano, todos vivenciam diversos estados de consciência, que, quasesempre, proporcionam profunda meditação significado e motivação no individuo e em outros. Em qualquer situação dada os estados de consciência não sejam muito importantes, ou talvez sejam o fator determinante, mas nenhuma abordagem integral pode-se dar o luxo de ignorá-los. Sempre que usamos o IOS, somosa automaticamente instigados a verificar e ser estamos em contato com essas realidades subjetivas importantes. Esse é um exemplo de como um mapa - nesse caso o IOS ou o mapa integrado - pode nos ajudar a procurar o território de cuja existência, talvez nem mesmo suspeitávamos...


ESTÁGIOS OU NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO


Há algo interessante sobre os estados de consciência: eles vão e vê. Até mesmo grandes experiências "de pico" ou estados alterados, por mais profundos, vêm, duram certo tempo e, depois, passam. Por mais maravilhosas que sejam suas capacidades, eles são temporários.
Enquanto os estados de consciência são temporários, os estágios de consci|ência são permanentes. Os estágios representam os verdadeiros marcos de crescimento e desenvolvimento. Depois que atinge determinado estágio, passa a ocorrer uma aquisiçao constante. Depois que se atinge um estágio de crescimenteo e desenvolvimento estavél pode-se ter acesso às suas capacidades - por exwmplo maior consciência, mais amor incondicional, vocações éticas mais elevadas, maior inteligência e percepção - praticamente a qualquermomento que se desejar. estados passageiros passam-se a características permanentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores