27 de fev. de 2010
Substâncias Psicoativas e Religião
COGUMELOS
Cogumelos são seres vivos do reino Fungi. Muitas espécies são comestíveis, porém há dezenas que são psicoativas.
Existem várias espécies diferentes de cogumelos psilocibinos, nome científico atribuído aos cogumelos que contêm os alcalóides Psilocibina e Psilocina. As espécies mais comuns são a Psilocybe mexicana, Psilocybe caerulescens e a Psilocybe (ou Stropharia) cubensis. Os cogumelos psicoativos são todos aqueles que contêm estes ou outro tipo de alcalóides capazes que afetar o Sistema Nervoso Central. As espécies Amanita muscaria e Amanita pantherina são cogumelos psicoativos mas não psilocibinos.
Os cogumelos psicoativos eram usados no México, Guatemala e Amazonas em rituais religiosos e por curandeiros. Os Maias utilizavam um fungo ao qual chamavam, na língua nahuátl, teonanácatl (a "carne de deus") há já 3500 anos. No seu território foram encontradas figuras de pedra com representações de cogumelos datadas de 1000 a.C. e 500 d.C.
A identificação de cogumelos não é tão simples e há diversas espécies venenosas.
Efeitos: Como nas demais substâncias psicoativas, os estágios iniciais variam muito de indivíduo para indivíduo e das tendências de cada um e da influência do meio ambiente.
Na primeira hora podem aparecer um pouco de ansiedade, náuseas, dilatação das pupilas, aumento do pulso, da pressão sanguínea e da temperatura. Após o período inicial podem iniciar efeitos similares ao LSD como visualizações, distorções visuais, sinestesias (misturas de sensações como sentir gosto das cores), mudanças rápidas das emoções, euforia, aumento da autoconfiança, sensação de bem-estar, desinibição e aumento da energia sexual. Podem ocorrer “más viagens” (comumente chamadas de bad trips) como sensações desagradáveis, náusea e vômito, descoordenação motora, desorientação geral, intensa confusão entre realidade e fantasia, paranóias, perturbação diante das visões, depressão e pânico. Duração entre 4 e 6 horas. Não
causa dependências porém pode fazer aflorar qualquer tendência de desequilíbrio mental já manifestado ou congênito.
Precauções diante de bad trips19: Pessoas decididas a experimentar psicoativos devem estar preparadas para reações negativas físicas e psicológicas que podem ocorrer. Em qualquer circunstância a palavra chave é manter-se calmo, continuar no controle tanto quanto possível em situações assim.
Curiosidades: As primeiras referências do consumo de cogumelos foram encontradas em livros por volta de 1502, nos quais era mencionado o uso em rituais como nos realizados para as festas de coroação de Montezuma, o último imperador Azteca. Os conquistadores espanhóis, não preparados para os efeitos, assustaram-se e proibiram o uso de cogumelos e da religião nativa.
AMANITAS MUSCARIA
Um dos cogumelos mais famosos é a Amanitas Muscaria, está descrito aqui à parte dos demais por uma pequena variação nos efeito e outras curiosidades. Está em 90% dos casos fatais de envenenamento por ingestão de cogumelos. Famoso por sua cor vermelha salpicada de pequenas protuberâncias brancas, pode ser visto em ilustrações de livros infantis ao lado de fadas, gnomos e duendes.
Efeitos: Euforia, sentimentos de paz e bem-estar, analgesia, relaxamento muscular, visões detalhadas e de cores intensas com clareza e lucidez. Sensações de viagens fora do corpo.
Capacidade de intenso diálogo interno e de reflexões. Intensa sinestesia como sentir gosto de palavras, cheirar cores, etc. Claridade de pensamentos, os efeitos não atrapalham a memória e o raciocínio. Dificuldade em se manter atento a coisas externas, o foco está dirigido interiormente.
Não é possível manter um diálogo coerente, as conversas se tornam não lineares. Algumas pessoas reportam acentuado aumento da sexualidade outras, ao contrário, desinteresse total.
Pode ocorrer lacrimejo, nariz escorrendo, visão levemente desfocada, perda de equilíbrio, sedação e sonolência. Mudanças na percepção do próprio corpo, inadequação física, vertigem.
Tremores, enjôo, náusea e vômitos, salivação e suor intensos.
Igual aos cogumelos psilocibinos, não causa dependências porém pode fazer aflorar qualquer tendência de desequilíbrio mental já manifestado ou congênito.
Curiosidades:
Alguns pesquisadores acreditam que o Amanitas muscaria é o Soma, muito citado nos Vedas,
a mais antiga literatura sagrada da humanidade. Seria, portanto, um dos primeiros psicoativos
usados para fins espirituais.
Essa planta contém elementos que permanecem intactos em sua passagem pelo organismo,
por isso os xamãs siberianos guardavam e consumiam a própria urina para ser bebida no
inverno, quando não havia o cogumelo.
-Texto retirado dos “Cadernos de Pesquisas Interdisciplinar em Ciência Humanas” (ISSN 1678-7730 Nº 79 – FPOLIS, ABRIL DE 2006) de autoria de José Eliézer Mikosz.
Assinar:
Postagens (Atom)